Buscar

MODELO AMBIENTE COLABORATIVO

Atualizado: 4 de Dez de 2019

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE





O modelo de ambiente colaborativo empresarial, promove a Criatividade e a Inovação nas organizações, através do compromisso, envolvimento, motivação e espírito de equipa e pertença dos colaboradores. Este ambiente de trabalho de colaboração e partilha promove o bem-estar, autoestima e felicidade das pessoas e das famílias, contribuindo para o sucesso da empresa e consequentemente para um Mundo/Comunidade melhor!



O modelo "Business Inner Strength" trabalha, no que respeita à equipa, questões mais orgânicas e de funcionamento, como a seleção e recrutamento, contratos posicionais, manual de acolhimento, avaliação desempenho e valorização colaboradores, desenvolvimento e retenção talentos e programas capacitação (coaching 121).

No modelo "Kernel", orientado para as PMEs mais maduras, com equipas maiores, onde o desafio do alinhamento e motivação das equipas está na ordem do dia, o objetivo é levar este desafio da Produtividade e Eficiência da Equipa para "outro nível" através do estímulo do "Ambiente Colaborativo".

O modelo de Ambiente Colaborativo desenvolve-se a 3 níveis ou dimensões:

a) Comportamentos (Colaboradores)

b) Cultura (Empresa)

c) Sistemas

Quando se trabalha a estes 3 níveis e se encontram/cruzam estas 3 dimensões da empresa, criamos o ambiente propicio à colaboração e partilha do conhecimento e experiência, contribuindo como um todo para um bem comum - o da organização. Desta forma, estão criadas as condições que proporcionam a criatividade e a inovação na empresa que são fatores chave na sua diferenciação no mercado e sustentabilidade.

Se a empresa não "trabalha" a dimensão dos comportamentos (pessoas) então o que acontece é um ambiente competitivo, que é o que se passa na generalidade das empresas/negócios e das organizações, pois é neste contexto que fomos educados e somos formatados.

Se a empresa não trabalha a sua cultura (valores, missão e visão) então há um desalinhamento da equipa e o empresário/gestor/líder é "bombeiro" (apaga fogos).

Se a empresa esquece os sistemas, estamos perante a inconsistência dos processos, pondo em causa a monitorização e reporte, gerando um ambiente que não é transparente e não responsabiliza.

Em cada uma das dimensões mencionadas / identificadas, vamos trabalhar os seguintes aspetos:

a) Compromisso coletivo e Responsabilidade; Recompensa e reconhecimento; Conhecimento e experiência partilhadas; Crescimento e alinhamento de hábitos e comportamentos das pessoas; Estabelecimento de metas personalizadas Coaching 121; Este "ambiente" vai proporcionar o surgimento de Líderes emergentes; Partilhar a “cadeira”; Estratégias de compromisso com Stakeholders; estimular a criatividade e a inovação (utilizaremos várias técnicas para o efeito como o "Design Thinking", Brainstorming, entre muitas outras);

b) Visão da empresa partilhada; Melhores práticas das Lideranças; Consciência da marca e responsabilidade social;

c) Espaços de trabalho mais confortáveis e agradáveis, a quadros virtuais e ambientes imersivos a áreas comuns físicas planeadas para partilhar ideias, muitas são as opções para promover o trabalho em equipe.





0 visualização
SUBSCREVA A NEWSLETTER

©2020 Ana Gaspar Todos os direitos reservados       Cookies       Política de Privacidade