BUSINESS COACHING
Criei a metodologia Business Inner Strenght a pensar nas necessidades reais dos empresários, e dos gestores de startups
e de pequenas e médias empresas. Um método centrado na evolução das pessoas e dos negócios de dentro para fora.
Acredito que só dessa forma é possível potenciar eficazmente o desempenho de líderes, das suas equipas e o crescimento
das empresas.
Uma abordagem única em Portugal, que resulta da integração de quatro vertentes. Técnicas e ferramentas de Coaching
e da Programação Neurolinguística (PNL). Inspiração no conceito IKIGAI que incentiva as pessoas manterem-se ativas
e a encontrarem o seu propósito, e no conceito de Ambiente Colaborativo que promove a evolução através da interação
e da partilha entre pessoas.
Qual é o objetivo do modelo Business Inner Strenght?
Este modelo holístico propõe transformar o propósito das empresas, promover a realização pessoal e profissional dos empresários e contribuir para a prosperidade dos negócios, das famílias e da comunidade em geral.
Como funciona?
A metodologia “Business Inner Strenght” propõe obter o estado centrado, de equilíbrio, que potencia a evolução e o sucesso das Empresas e das Organizações: a Força interna dos Negócios.
São 4 dimensões que trabalham de dentro para fora, num ciclo virtuoso e se cruzam e harmonizam num ponto central:
a essência e o cerne do negócio.
É a dinâmica e o trabalho integrado entre estas 4 dimensões que tem o poder de ativar e melhorar a performance das empresas.
A dimensão “Superior” prende-se com o propósito, a razão de ser, a existência da empresa e do negócio. Encontra resposta para as questões “O QUÊ” e “PARA QUÊ”. Nesta dimensão, estamos a falar do plano estratégico da empresa: a Visão, a Missão, Cultura, Valores, Comportamentos, Ações, Objetivos e Metas.
A dimensão “Base”, estrutural, remete para a sustentabilidade da empresa. Dá resposta ao “COMO” e “ONDE”. Neste Plano Operacional falamos de Processos e Operações, Métodos e Procedimentos, Tarefas e Recursos Materiais.
As duas dimensões “Centrais” funcionam de “Dentro para Fora”. Internamente existem as competências e as forças da empresa, aquilo que a diferencia da concorrência. Nesta esfera, estamos a falar da Proposta de Valor, Garantia, aquilo que
a torna única e diferenciadora; exteriormente, existem as forças externas, o mercado, clientes, consumidores e stakeholders do negócio. Neste plano estamos a falar de Posicionamento de Mercado da empresa (Plano Marketing e Comunicação)
É neste ciclo virtuoso, que “trabalha” de dentro para fora, com sentido de Missão/Visão, que sabe “O Quê” (uma equipa alinhada que sabe “onde vai”) e “Para quê” (que funciona/trabalha “per si”) e bem sistematizada que compreende “Como” (operacionalizar, ser produtiva e competitiva) e “Onde” (oferta orientada para o mercado) que encontramos o “Kernel” ou “Core” da empresa e do negócio. “
4 DESAFIOS COLOCADOS ÀS EMPRESAS QUANDO
AS 4 DIMENSÕES DO MODELO “BUSINESS INNER STRENGTH”
NÃO ESTÃO ALINHADAS
1)
Quando está presente a dimensão estratégica, e mesmo estando asseguradas as dimensões centrais
(a diferenciação e o posicionamento
de mercado), mas não é dada a devida atenção à dimensão operacional.
Há uma intenção, mas não existem resultados. A ausência de
consistência nosprocessos, métodos
e operações, gera ineficiência,
desgaste e desperdício dos recursos, quer humanos, quer materiais. Não
há geração de riqueza e o negócio
torna-se insustentável.
2)
A empresa tem os planos estratégico
e operacional, e mesmo existindo
diferenciação, se a empresa
não dá a devida atenção à esfera
central externa, posicionamento de mercado, a empresa é funcional,
mas está centrada nela própria
e tende a tornar-se obsoleta.
3)
A empresa tem plano operacional,
e estão presentes as esferas centrais, interna e externa (diferenciação
e posicionamento de mercado), mas
não existe plano estratégico.
A empresa está focada nos processos
e operações, no curto prazo, nas
tarefas dia-a-dia, tornando-se
reativa. Negligencia o todo,
o longo prazo, e não é proactiva. Está
na zona de conforto e não promove ativamente a criatividade
e a inovação. Tende a gerar equipas desalinhadas e desmotivadas.
4)
A empresa tem os planos estratégico
e operacional, tem presente a esfera externa (o posicionamento
de mercado), mas não aposta nas
suas competências internas, na sua diferenciação face à concorrência,
pelo que existe a tendência de
concorrer pelo preço, o que não
é sustentável para o negócio.
KERNEL MODEL
Programa de business coaching baseado no método Business Inner Strenght com a duração de 24 semanas. O futuro será daqueles que investirem na colaboração, criatividade e na partilha, para inovar e oferecer soluções diferenciadas. Com base neste pressuposto, numa primeira fase o Kernel Model pretende potenciar a motivação, a produtividade e a eficiência, através de um ambiente colaborativo que contempla três níveis:
• Cultura
• Comportamentos
• Sistemas
Ao trabalhar estas três dimensões de forma integrada será criado um ambiente propício à colaboração entre equipas. Como resultado das dinâmicas de partilha de conhecimento e experiência surgirão novos estímulos que irão influenciar a criatividade e a inovação da empresa. Dois fatores-chave que contribuem para a sua diferenciação e para o seu crescimento. A segunda fase consiste em canalizar os resultados deste processo para o nível inferior e exterior da organização. Comunicar ao mercado os novos processos, produtos, serviços e estratégias que foram desenvolvidos.
Para quem?
Este programa foi especificamente criado para pequenas e médias empresas com um nível
de maturidade intermédio ou avançado. Organizações com uma estrutura humana composta
por várias equipas. Necessitam de reforçar a coesão entre os seus colaboradores e aumentar
o nível de competitividade no mercado.
CORE MODEL
Programa de business coaching baseado no método Business Inner Strenght com a duração
de 12 semanas. O seu objetivo é apoiar organizações, facilitar processos e reforçar o seu fator
de diferenciação no mercado.
Atua de forma integrada no nível superior e interior (visão e missão) alinhando a cultura da empresa e no nível inferior e exterior (plano financeiro e plano de marketing) transmitindo
ao mercado os fatores de diferenciação e a proposta de valor da empresa.
Para quem?
Este programa foi especificamente criado para pequenas e microempresas e startups.
Organizações com uma estrutura humana composta por uma pequena equipa de colaboradores. Procuram incrementar a sua proposta de valor e consolidar o seu lugar mercado.
PAN 7*
Programa Online de 4 semanas para a elaboração e execução consistente dum Plano de Ação do Negócio,
Onde vai:
Ganhar sensibilidade e afinidade com as Demonstrações Financeiras e suas variáveis (apurar rácios de rendibilidade, produtividade, etc);
Identificar e gerir (medir) as atividades chave e processos críticos do negócio;
Definir Metas, Objetivos e KRI´s (Indicadores Chave de Resultado);
Analisar o Contexto Externo e os Obstáculos Internos (os modelos SWOT, PESTAL,...);
Definir as atividades, tarefas e ações específicas;
Definir de métodos e procedimentos;
Alocar os recursos (Materiais, Humanos e Financeiros);
Definir as métricas e padrões de desempenho individuais (KPI`s), milestones.
Este Programa destina-se a todas as empresas e é a base da gestão do negócio.
SESSÕES DE COACHING INDIVIDUAL
Processo one-to-one direcionado para pessoas que pretendem reforçar o seu poder pessoal
e alcançar objetivos específicos no contexto profissional.
Após a sessão inicial de diagnóstico será criado um plano de sessões personalizado com
objetivos e o respetivo plano de ação.
Marque a sua sessão de diagnóstico